quinta-feira, 11 de julho de 2013

Água o bem de todos...
De 100% da totalidade da Terra, 75% e água dentre essa porcentagem 97% é água salgada e 3% é água doce, mas desta porcentagem77% está congelada (nos pólos), 22% está no subsolo e 1% esta presente no corpo do seres vivos, e em rios e lagos. Os 97% restantes é de água salgada presente nos oceanos, a água salgada é salobra e assim e imprópria para o consumo humano. No Brasil há uma grande quantidade de água porem sua destribuição dentre as 5 regiões é muito desigual: • Nordeste 3,3% + polpolução 1 a superior a 100 pessoas por metro quadrado – água ( no nordeste a sua pluviosidade anual e de cerca de 750 a 1000 milímetros-fraco) • Norte 68,5% -população inferior a 1 habitante por metro quadrado + água (pluviosidade anual de 1500 a 2000 milímetros- forte) • Centro-Oeste 15,17% (pluviosidade anual 1000 a 1500 milímetros anual) • Sudeste 6% - água + população (pluviosidade anual de 1000 a 1500 milímetros) • Sul 6,5% (pluviosidade anual de 1000 a 2000 milímetros. Como funciona a distribuição de água no Rio Grande do Norte: A situação do RN é de escassez, em 90% do estado com fenômenos da seca, o maior rio é o Piranhas Açu, localizado do RN á PE.
A cidade de Natal, está sobre um manancial subterrâneo que abastece 70% da população Poucas pessoas sabem que a água que hoje utilizamos foi gerada há milhões de anos e que esta água que hoje é utilizada não pode ser fabricada. E curioso saber que esta mesma água já sofreu as transformações de mudanças de estado (Liquido, Solido, Gasoso) e que está água já esteve presente em rios, lagos, mares, plantas, nuvens, seres vivos, terra, geleiras entre outros cantos o que chamamos de ciclo da água. Em 1º ligar no ranking os maiores gastadores de água á agricultura fica em 1º lugar, a indústria em 2º e o consumo doméstico em 3º lugar.
Preservação dos recursos hídricos: Garantir áreas de preservação permanentes, para recargas das águas do subsolo (manter a mata ciliar, e evitar o assoreamento). São várias as doenças transmitidas pela água contaminada, entre elas o vírus, as bactérias, os protozoários, os helmintos, e muitas outras doenças. No Brasil há áreas como o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste na Bacia do Paraná - Aquífero Guarani tem locais com auto risco de contaminação, por agrotóxicos.