terça-feira, 2 de abril de 2013

Rio Pitimbu


    


     A água e um recurso essencial, para o homem e os demais seres vivos, do qual utilizamos para o nosso consumo. No nosso planeta a apenas 3% é água doce mas desta porcentagem 77% está congelada. 22% está no subsolo,e em rios e lagos. E 1% esta presente no corpo do seres vivos. no ser humano adulto está presente em 60% do seu corpo ou seja mas que a metade do nosso corpo e constituído de água, ou seja, em uma pessoa que tem 100kg    70 kg e de água. Por isso a água e tão importante para os seres vivos, está água para poder ser consumida tem que ser: tratada para se tornar potável. Está água pode ser encontrada em rios, como o rio pitimbu. 
         
Leito do rio Pitimbu
    O rio pitimbu está localizado no litoral do rio grande do norte (RN) na região nordeste do Brasil. Sua nascente está localizada no município de Macaiba. este rio atravessa o bairro pitimbu, e a  cidade de Natal. Em natal este rio  abastece 30% da zona sul, leste e oeste. Desaguando na lagoa do jiqui em Parnamirim. Entre sua nascente e o seu deságüe o rio percorre cerca de 34 km. Ao chegar na lagoa do jiqui a água e tratada para poder abastecer a população de Natal. 7 mil de pessoas em media utilizam do rio pitimbu para renda em pesca e agricultura... o rio ainda segue em direção a praia de pirangi aonde se junta com os riachos de taborda e pium. mas de 200 mil pessoas tem este rio como fonte direta de abastecimento de água para ser consumida. Este rio percorre cerca de 32 quilômetros.
Rio Pitimbu
     Hoje o rio e considerado um problema publico após anos o rio deve ganhar uma demarcação da área de proteção a sua volta. A seu leito e um ponto de diversão de muitos moradores, porem lá e despejado lixos e dejetos sem contar outras agressões sofridas como o desmatamento e a ocupação das suas margens irregularmente. A sua vegetação nativa sem as interjeições antropicas (homens) é muito rica em pau-brasil, jenipapo, ingá e outros.
Pescaria no Rio Pitimbu
                                           



2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Só cuidado com a diferença de fonte.
    Nota: 2,5

    Prof: Daniele Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, tentaremos melhorar na próxima vez.

    ResponderExcluir