terça-feira, 6 de agosto de 2013
Segundo relatos encontrados em diversas enciclopédias e livros de história, o ato de limpar os dentes é algo tão antigo quanto à própria civilização. Varas de Mascar que faziam o papel de escova de dente foram descobertas na Babilônia por volta de 3500 anos a.C.
Modo de uso: Uma das extremidades do palito era usada para mastigar, enquanto a outra era fina e pontiaguda, sendo usada para palitar os dentes, como nos dias de hoje. A madeira era mastigada até que suas fibras ganhassem a forma de uma escova ajudando a limpar os dentes e retirar os resíduos dos alimentos.
Os povos mais antigos já viam a necessidade de fazer uma higiene bocal, pois se sentiam incomodados com os odores produzidos por uma falta de escovação.
Os assírios, uma nação de guerreiros, já tentavam resolver o problema usando o dedo para limpar os dentes. Outras culturas buscaram hastes, madeiras, ervas e misturas que pudessem superar os incômodos que a sujeira e o mau hálito sempre causavam.
O primeiro indicio de uso da escova de dentes foi encontrada numa tumba(caixão) a mais de 5 mil anos. Na realidade era um ramo pequeno de planta que foi desfiado até as fibras aparecerem.
Modo de uso: eram esfregadas aos dentes com água.
Por volta do século IV a.C., o médico grego Diocles de Caristo receitava aos seus pacientes explorarem os poderes aromáticos que as folhas de hortelã produziam quando esfregadas nos dentes e nas gengivas.
Entre os romanos era constante o uso de uma mistura com areia, ervas e cinzas de ossos e dentes de animais. O lugar da higiene bucal era tão expressivo entre os patrícios romanos que se davam ao luxo de terem escravos para realizar esta única tarefa.
Chegando ao século XVIII, um prisioneiro britânico chamado William Addis teve a brilhante idéia de desenvolver a primeira versão moderna de escova de dente. Primeiramente, ele guardou um pedaço de osso animal de sua refeição diária. Realizou pequenos furos em uma de suas pontas e conseguiu algumas cerdas com um carcereiro. Amarrando as cerdas em feixes minúsculos e fixando-as com cola nos buracos do osso, ele desenvolveu a tecnologia fundamental do invento.
A primeira escova de dentes de cerdas foi inventado na China datada de 1498, mas suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Além de ser um artefato muito caro, a escova chinesa acabava prejudicando seus usuários na medida em que as cerdas de origem animal mofavam e, por isso, deixam toda a cavidade bucal exposta ao ataque de fungos. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo (contudo os pelos eram rígidos e rasgavam a gengiva). Após, foi trazida a Europa por comerciantes.
No século XX, vários estudiosos passaram a observar detalhadamente os elementos constituintes da várias escovas disponíveis no mercado. A anatomia do cabo, a disposição dos feixes, o processo de desgaste foram sistematicamente analisados para que o instrumento fosse aprimorado.
A escova de dentes mais antiga da Europa, que data de 1713 é feita de osso e foi descoberta durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha. Os 19 buracos destinados a inserir os pêlos de porco que funcionavam como cerdas são visíveis ainda hoje. Nos fins da década de 1930, a utilização do náilon permitiu que as escovas realizassem a limpeza dos dentes sem que as gengivas sofressem grandes agressões. O Nylon e a Evolução do Produto
Em 28 de fevereiro de 1935, após dezenas de experiências fracassadas, Wallace Hume Carothers, chefe do setor de Química Orgânica da DuPont de Nemours em Delaware, criou uma escova de Nylon. Através de acordo com a concessionária da DuPont no Reino Unido, a ICI passou a produzir em 1939 os fios sintéticos para a Wisdom, que lançou o produto apoiado por uma grande campanha publicitária na Europa. Essa mudança ajudou a criar uma nova tendência para a história das escovas de dente, expandindo o uso do produto para diversos segmentos da sociedade.
Em 1938, a DuPont desenvolveu as cerdas de náilon, usadas hoje em dia.
DuPont é uma empresa química. Sua sede em Wilmington, no estado do Delaware. Foi fundada em julho de 1802, pelo francês Eleuthère Irénée du Pont, como uma fábrica de pólvora.
Na Europa Medieval, o cuidado com os dentes já desfrutava de avanços consideráveis, tendo em vista o grau de elaboração das pastas dentárias. Entretanto, a cura do mau hálito era medicada com um asqueroso bochecho de urina. Nessa mesma época, o profeta árabe Maomé (570-633) recomendava aos seguidores do islamismo a utilização de uma haste de madeira aromática que, se esfregada várias vezes ao dia, poderia limpar e clarear os dentes.
Escova de Dente Elétrica
Por volta de 1880, Dr. Scott anunciou a venda da primeira escova de dente elétrica no mercado. Embora, não houvesse realmente eletricidade envolvida no processo de uso do produto, Dr. Scott pregava que sua escova continha uma pequena haste de ferro magnetizada dentro do cabo, que ajudava a carregar continuamente as cerdas com correntes eletromagnéticas que agiam sobre a gengiva, células do nervo e raiz dos dentes, revigorando cada parte da arcada dentária. Essa reivindicação era também feita para seus outros produtos, como: escovas de cabelo, escovas elétricas carne elétrica e espartilhos elétricos. Anúncios de suas escovas de dente elétricas apareceram na Weekly Harper em 1884. Sua invenção recebeu honrarias da comunidade médica e membros do governo britânico.
Atualmente, cores, formas e tecnologias transformaram o mercado de escovas de dente em uma grande incógnita. Entre tantas opções, muitas pessoas não sabem distinguir qual tipo de escova atende a uma boa higiene bucal. Geralmente, os dentistas aconselham o uso de uma escova que não seja muito grande, possua cerdas macias e que seja regularmente trocada (de três em três meses).
Referências:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/historia-da-escova-de-dente.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escova_de_dentes
http://professorarturreis.blogspot.com.br/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Água o bem de todos...
De 100% da totalidade da Terra, 75% e água dentre essa porcentagem 97% é água salgada e 3% é água doce, mas desta porcentagem77% está congelada (nos pólos), 22% está no subsolo e 1% esta presente no corpo do seres vivos, e em rios e lagos. Os 97% restantes é de água salgada presente nos oceanos, a água salgada é salobra e assim e imprópria para o consumo humano.
No Brasil há uma grande quantidade de água porem sua destribuição dentre as 5 regiões é muito desigual:
• Nordeste 3,3% + polpolução 1 a superior a 100 pessoas por metro quadrado – água ( no nordeste a sua pluviosidade anual e de cerca de 750 a 1000 milímetros-fraco)
• Norte 68,5% -população inferior a 1 habitante por metro quadrado + água (pluviosidade anual de 1500 a 2000 milímetros- forte)
• Centro-Oeste 15,17% (pluviosidade anual 1000 a 1500 milímetros anual)
• Sudeste 6% - água + população (pluviosidade anual de 1000 a 1500 milímetros)
• Sul 6,5% (pluviosidade anual de 1000 a 2000 milímetros.
Como funciona a distribuição de água no Rio Grande do Norte:
A situação do RN é de escassez, em 90% do estado com fenômenos da seca, o maior rio é o Piranhas Açu, localizado do RN á PE. A cidade de Natal, está sobre um manancial subterrâneo que abastece 70% da população
Poucas pessoas sabem que a água que hoje utilizamos foi gerada há milhões de anos e que esta água que hoje é utilizada não pode ser fabricada. E curioso saber que esta mesma água já sofreu as transformações de mudanças de estado (Liquido, Solido, Gasoso) e que está água já esteve presente em rios, lagos, mares, plantas, nuvens, seres vivos, terra, geleiras entre outros cantos o que chamamos de ciclo da água.
Em 1º ligar no ranking os maiores gastadores de água á agricultura fica em 1º lugar, a indústria em 2º e o consumo doméstico em 3º lugar.
Preservação dos recursos hídricos:
Garantir áreas de preservação permanentes, para recargas das águas do subsolo (manter a mata ciliar, e evitar o assoreamento).
São várias as doenças transmitidas pela água contaminada, entre elas o vírus, as bactérias, os protozoários, os helmintos, e muitas outras doenças. No Brasil há áreas como o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste na Bacia do Paraná - Aquífero Guarani tem locais com auto risco de contaminação, por agrotóxicos.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
segunda-feira, 20 de maio de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
O Mali
Curiosidades
antigamente
- o O Mali antigamente se localizava no espaço em que hoje se localiza Senegal, Gambia, Guiné, Burkina Faso.
- o Mais que 65% de sua área é deserta por isso as atividades econômicas dependem diretamente do rio Níger.
- o Grande parte de sua população era nômade.
- o Sua economia dependia diretamente da exportação de matérias primas.
- o O Mali antigamente era localizado dentre os paralelos de 10° a 15° norte no paralelo e no meridiano de 0° a 10° oeste.
- o A sua religião é Muçulmana
- o Idioma Francês
- o O Mali foi colonizado pela França no século XX, aproximadamente no ano de 1960, que é considerada hoje a data da Independência.
Curiosidades
atualmente
- · O Mali atualmente tem cerca de 12 milhões de habitantes.
- · A sua economia atualmente tem uma área limitada para o uso agrícola e uma parte de pastagem, criação de gados bovinos e ovinos (bois e ovelhas) e sua área industrial quase não é explorada.
- · Recursos minerais que hoje explorados são: o petróleo e o gás.
- · Média de 200 a 500 metros de altitude ( acima do nível do mar).
- · Tendo atualmente rios intermitentes ou seja, que se interrompe e prosseguem repetidas vezes.
- · Atualmente o Mali ao norte é cortado pelo Trópico de Câncer.
- · Sua economia é secundária.
- · O fuso horário do Mali são de 3 horas a mais de acordo com o horário de Brasília capital do Brasil.
- · Na metade do Mali há uma divisão entre (África Branca e África Negra ou Subsaariana).
Bandeira do Mali |
Historia: No século XIII depois das Cruzadas (movimento que
opôs aos católicos contra os Muçulmanos, o objetivo era resgatar Jerusalém da
mão dos Árabes), com essa influencia da cultura dos Árabes os Europeus tiveram
um renascer comercial. Os Portugueses queriam ir para a Índia comprar
mercadorias mais baratas, mas como eles não poderiam passar nem por perto dos
Árabes, eles acharam melhor contornar a África, os Portugueses pensavam que na
África não teriam riquezas e seriam de fácil domínio totalmente o contrário do
que foi visto ao chegar lá. Em sua chegada viram um governo bastante
organizado, bastante rico em minérios, perfeito para escavações. Portugal dominou
o Mali, depois ele foi embora. A França
começou a explorar o Mali e as suas riquezas, ela saiu um tempo e os países vizinhos tentaram
conquistá-la e durante esta guerra civil
a França voltou a atacar e esta guerra está até hoje, dês do final de 2012 até
agora.
A agricultura no Mali |
Econômica: Observe
que a economia Africana ainda é fortemente apoiada na agricultura e nos
recursos naturais . A África do Sul ainda de forma desigual expressa um grande
crescimento econômico, urbano e industrial.
A economia do Mali e baseada basicamente na irrigação pelo o rio Níger pela pesca e pela agricultura. Por uma media de 65% de sua extensão ser
deserto ou semi deserto grande parte de sua população é nômade. O Mali ao
contrario de outros países ele e muito dependente da exportação de matérias
primas assim tendo uma grande variação de preço. Já hoje os governos preveem que os Mali se torne um dos maiores exportadores de ouro do mundo. Sua moeda e
franco e o seu produto interno bruto varia mas tem media de 8,7 milhões.
Mapa Politico |
Relevo: Na
África de seus planaltos dominantes no
relevo
(desértico), destaca – se o vale
da fenda, que são duas grandes falhas
que se estende-se a aproximadamente 7.000 km.
Politica: No Mali, quem lidera e o general reformado Amadou Toumani Touré,
que não tem partido, Touré, que em 1991 havia deposto o ditador Moussa
Traoré e governado o país por quinze meses, era o
candidato da oposição.
O povo Mali No Mali a zona de fome aguda dura mais de 30 anos consecutiva. E em todo o Mali há sub nutrição crônica, que é caracterizada pelo consumo inferior a 2400 kcal diárias. |
terça-feira, 2 de abril de 2013
Rio Pitimbu
Leito do rio Pitimbu |
O
rio pitimbu está localizado no litoral do rio grande do norte (RN) na região
nordeste do Brasil. Sua nascente está localizada no município de Macaiba. este
rio atravessa o bairro pitimbu, e a
cidade de Natal. Em natal este rio abastece 30% da zona sul, leste e oeste. Desaguando
na lagoa do jiqui em Parnamirim. Entre sua nascente e o seu deságüe o rio percorre
cerca de 34 km. Ao chegar na lagoa do jiqui a água e tratada para poder
abastecer a população de Natal. 7 mil de pessoas em media utilizam do rio
pitimbu para renda em pesca e agricultura... o rio ainda segue em direção a
praia de pirangi aonde se junta com os riachos de taborda e pium. mas de 200
mil pessoas tem este rio como fonte direta de abastecimento de água para ser
consumida. Este rio percorre cerca de 32 quilômetros.
Rio Pitimbu |
Hoje o rio e considerado
um problema publico após anos o rio deve ganhar uma demarcação da área de proteção
a sua volta. A seu leito e um ponto de diversão de muitos moradores, porem lá e
despejado lixos e dejetos sem contar outras agressões sofridas como o
desmatamento e a ocupação das suas margens irregularmente. A sua vegetação nativa
sem as interjeições antropicas (homens) é muito rica em pau-brasil, jenipapo,
ingá e outros.
Pescaria no Rio Pitimbu |
terça-feira, 19 de março de 2013
Bacia Hidrográfica Amazônica
Riquezas Amazônicas... |
A bacia hidrográfica amazônica é a maior e a mais extensa do mundo. Está localizada na America do sul com mais de 40% no Brasil. Mais também passa pelo Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Equador. A linha do equador também passa por uma pequena parcela desta bacia hidrográfica. Na região norte do Brasil, a maior parte desta bacia hidrográfica está loalizada em sua maior extensão na Amazônia por isso o seu nome (bacia hidrográfica amazônica) mas também é encontrada no centro-oeste. Sua extensão e de 3.904.392,8 metros quadrados e a vazão de seus rios é de 209.000 metros cúbicos.
Bacia Hidrográfica Amazônica (verde) |
A bacia do amazônas também e considerado um
grande aquífero pois tem o superior a 10 metros cúbicos (um tanto considerado
elevado). A bacia hidrográfica amazônica deságua no oceano atlântico pela costa
brasileira, tendo como seu maior afluente o rio Solimões. Seu relevo a grande
maior parte e de 0 a 200 metros porem em estados como o acre pode chegar de 0 a
400 metros. E há também planaltos, depressões ( terras baixas amazônicas),
planície (central) etc. Sua pluviosidade pode ser de 1000 a 3000 dependendo de
sua região.
A bacia banha ao todo 7 estados são eles:
Amazonas (AM), Para (PA), Amapá (AP), Roraima (RR), Rondônia (RO) e Mato Grosso (MT). Com a bacia amazônica temos
também o favorecimento para atividades econômicas como: a pesca, a agricultura,
a geração de energia...
Dentre seus afluentes no Brasil:
Rio Amazônas |
- · Rio Japurá
- · Rio branco
- · Rio içá
- · Rio Solimões
- · Rio uatumã
- · Rio Juruá
- · Rio Purus
- · Rio acre
- · Rio madeira
- · Rio arapunã
- · Rio Mamoré
- · Rio Guaporé
- · Rio jurena
- · Rio teles pires
- · Rio curuá
- · Rio tapajós
- · Rio iriri
- · Rio Xingu
- · Rio Jarí
- · Rio paru
- · Rio utumã
- · Rio tombetas
Pororoca Amazônica |
A pororoca é um fenômeno natural do qual e ocasionado do encontro das águas do rios com as do mar, gerando assim grandes ondas. Normalmente a pororoca e ocasionada pelas fases da lua, já na Amazônia acontece quando a água atinge uma media de 6 metros e chega a 30 km horas.
fenômeno das terras caídas |
O fenômeno natural ``terras caídas´´ provoca o desabamento das margens (barragens) dos rios, isso ocorre principalmente na região Amazônica.
Assinar:
Postagens (Atom)